JUAN GELMAN / dibaxu


A edium editores apresenta ao público português o poemário dibaxu de JUAN GELMAN, recém galardoado Prémio Cervantes 2007, e Prémio Reina Sofia de Poesia 2006.

Este livro, escrito entre 1983 e 1985, enquanto Juan Gelman se encontrava no exílio, é um dos mais intensos deste poeta argentino. Escrito originalmente em sefardita, apresenta-se aos leitores portugueses traduzido para língua portuguesa pelo poeta e ensaísta brasileiro Andityas Soares de Moura e inclui um apêndice vertido ao castelhano pelo próprio Juan Gelman.

Para o lançamento em Portugal da obra estão programadas duas sessões: a primeira, no Porto, dia 12, pelas 18.00 horas, no Café Guarany à Av. dos Aliados, com apresentação do Dr. Yochonan Morán e de Andityas Soares de Moura. Esta apresentação, bem como a edição, conta com o apoio do CEIMOM (Centro de Estudos Israelitas, do Médio Oriente e do Mediterrâneo) da Câmara do Comércio Luso-Israelita e da Comunidade Judaica Or Ahayim.

A segunda sessão de lançamento será em Coimbra, dia 14, pelas 19.00 horas, na Casa da Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e será apresentada por Andityas Soares de Moura.